domingo, 17 de outubro de 2010

Erfurt e a Zitadelle Petersberg

Oi!

Em Jena funciona assim: os estudantes pagam uma taxa no início do semestre (Semesterbeitrag), que nos dá direito a utilizar o transporte público de Jena gratuitamente, bem como o transporte dos trens regionais em toda a Turíngia (nome do estado onde fica Jena). Assim sendo e sendo assim, estive em Erfurt, capital da província.

(foto dedicada a Marcus Vinícius Papa Lobo)

Pois bem. Erfurt é muito bonito (assim como tudo o que vi até agora). Lá tem a "Zitadelle Petersberg", que foi um forte da Prússia entre os séculos 17. e 18. Após isso o lugar foi utilizado para diversos fins. na época da Alemanha Oriental - a socialista (ah, Jena fica na antiga Alemanha Oriental), foi construído um prédio que guardava arquivos da "Stasi" (Staatssicherheitsdienst = algo como "Serviço de Segurança do Estado") que se tornou um museu. Lá é possível ver objetos de espionagem utilizados à época, dos mais discretos gravadores que ocupavam o espaço de uma bolsa de mulher cheia de badulaques (ou seja, um gravador/uma bolsa muito grande),  como câmeras escondidas instaladas nas coisas mais bizarras, tipo num regador.




O forte em si é uma beleza à parte. Tem graminha pra tirar uma soneca depois do almoço, do alto do forte há uma vista chique-toda-vida da cidade ou uma caminhada em si dentro do forte - que é relativamente grande (dava pra toda a torcida do américa morar lá) já vale a pena.

2 comentários:

  1. Ahhhh adorei o blog,principalmente o nome q é bem mineiro,visto q "ali" é beeeem longe,rsrsrs...
    Sucesso pra vocês!
    Beijos

    ResponderExcluir